Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

ARTIGO GOULD E MANON

Desaconselhável



        Artigo/extraído da internet / escrito pelo grande criador de Gould - Cesar Del Rio 

  1. Peito Branco
    Não devemos acasalar dois diamantes de Gould de peito branco, pois são dois pássaros recessivos.
  2. O básico no acasalamento do Gould é não cruzar: Peito Branco com Peito Branco e Pássaros da linha Azul (Azul, Azul pastel, prateados e brancos) com outros pássaros da linha Azul. As demais mutações são permitidas.
  3. O peito rosa, na minha opinião, é realmente infiltração de roxo no branco ou diluição do roxo, portanto pássaro que não devia participar de campeonato. Mas já que podemos fazer a inscrição na classe "outros", porque não inscrever?
 
  1. Cabeça cinza
  1. Em relação ao pássaro que não possui cor de cabeça definida, o amarelo ou pastel (onde é negro nos normais é cinza nos pastéis) os pássaros de cabeça preta aparecem ser cinza, diluição de cor. Isso é normal. No caso de estar pendendo para o vermelho, acho que é filhote ainda ou é fêmea. As fêmeas de cabeça vermelha ou laranja, quando vindas de casal não apropriados, tem uma tendência de não serem bem definidas. Se esse pássaro estiver com o amarelo perfeito, acho que é uma fêmea.
  1. Mutações
  1. As principais mutações do Diamante de Gould são: Peito Branco, Dorso Amarelo, Dorso Azul e Dorso Prateado.
  2. Para obtenção dessas mutações podemos fazer vários cruzamentos, a seguir alguns exemplos para obter as mutações referidas:
  • Peito Branco: Macho ou fêmea de Peito Branco com Macho e fêmea portador de Peito Branco.
  • Dorso Amarelo: Macho ou fêmea, um deles deve ser de Dorso Amarelo.
  • Dorso Azul: Macho ou fêmea de Dorso Azul com Macho ou fêmea portador de Dorso Azul.
  • Dorso Prateado: Macho ou fêmea de Dorso Azul ou Prateado com Macho ou Fêmea Dorso Amarelo portador de Dorso Azul.
  1. Caso o macho seja manto azul e fêmea manto amarelo: probabilidade de sair macho verde pastel portador de azul e fêmea verde portadora de azul. Caso a fêmea seja manto azul e macho manto amarelo: probabilidade de sair macho verde pastel portador de azul e fêmea amarela portadora de azul. Caso o macho seja manto azul e fêmea manto amarelo portadora de azul: probabilidade de sair macho verde pastel portador de azul, macho azul pastel, fêmea verde portadora de azul e fêmea azul.Caso a fêmea seja manto azul e macho manto amarelo portador de azul: probabilidade de sair macho verde pastel portador de azul, macho azul pastel, fêmea prateada e fêmea amarela portadora de azul. Não há um manual de julgamento para exóticos. A FOB deveria, com certeza, elabora-lo. O que tem na FOB é a ficha de Julgamento dos seguintes pássaros: Diamante de Gould, Diamante Mandarim e Manon do Japão.
  2. De um cruzamento entre um diamante de gould verde e um azul, tanto faz a fêmea como o macho, nascerão 100% pássaros verdes, portadores de azul.
  3. O cruzamento de um diamante gould verde, portador de azul com um outro azul, tanto fêmea quanto o macho, nascerão 50% (machos e fêmeas) azul e 50% (machos e fêmeas) verdes, portadores de azul.
  4. Gould Azul - No início da criação de Gould azul notei que os mesmos não nasciam com a mesma força que os normais, os verdes, mas os filhotes que nasciam de azul com verdes portadores de azul vinham melhor. Os verdes portadores de azul da primeira geração, ou seja, filhos de verdes puros com azul, quando acasalados com azul, se mostravam mais resistentes. A partir daí comecei a fazer um trabalho para obtenção de bons azuis. Eu tenho verdes puros que mantenho por vários anos. Com esses pássaros cruzando com azuis (ambos de tamanho bom e que não tiveram problemas durante sua vida – o caso de doenças por exemplo) obtive portadores de excelente qualidade. Utilizando desses portadores e cruzando com azuis também de boa qualidade pude obter azuis fortes. Outro acasalamento que aconselho é o cruzamento de dois pássaros verdes portadores de azuis, de primeira geração, desse cruzamento há a probabilidade de nascerem 25% de pássaros azuis de excelente qualidade, tanto macho como fêmea.
  5. Do cruzamento de um macho dorso amarelo com um fêmea dorso verde a probalidade é de obtenção de 50% machos dorso verde pastel e 50% de fêmeas dorso amarelo. As fêmeas são dorso amarelo puro, na verdade o machos de dorso verde pastel são pássaros portadores de amarelo (portadores visíveis). Para obtenção de Machos amarelos puros (probalidade de 25%), cruze o macho dorso pastel verde com fêmea dorso amarelo ou macho dorso amarelo puro com fêmea dorso amarelo (probalidade de 50% de machos amarelos). Nunca fiz cruzamento entre pai e filha e mãe e filho, ou melhor, procuro não cruzar parentes de primeiro grau.
  6. Na verdade o Diamante de Gould do dorso prateado é a combinação do dorso amarelo com o dorso azul. Como o Gould de dorso azul é um mutação recessiva, para se obter um pássaro prateado, qualquer dos pais, tanto a fêmea como o macho devem ter dorso amarelo ou portador (pastel) e também ser portador de azul ou dorso prateado.
O casal ideal para obter Diamante de Gould de dorso prateado seria:
  • Um macho dorso amarelo portador de azul e uma fêmea de dorso prateado.
  • Um macho dorso amarelo portador de azul e uma fêmea de dorso amarelo portadora de azul.
  • Um macho dorso prateado e uma fêmea de dorso amarelo portadora de azul.
  1. Não vejo nenhum problema no acasalamento entre um Gould macho de dorso azul e peito roxo com uma fêmea de dorso verde de peito branco. Se esse macho for portador de peito branco, poderá obter também filhotes de peito branco, caso contrário não. Se a fêmea for portadora de dorso azul, poderá obter também filhotes de dorso azul, caso contrário não. O peito branco é uma mutação que tanto o macho como a fêmea podem ter peito branco. O importante é que não é aconselhável o cruzamento de dois pássaros de peito branco, prefira um peito branco com um peito roxo portador de peito branco.
  2. Tanto a nomenclatura de cores utilizada no Brasil como nos campeonatos mundiais contemplam as mutações. Os criadores na intenção de participar e vencer esses campeonatos procuram criar o maior número de mutações pois são elas que somam a maior parte dos pontos em todos os segmentos. No afã de ser campeões, os criadores na sua grande maioria, buscam os cruzamentos de pássaros mutados em detrimento do pássaro de cor normal ou natural. O que se tem visto nos campeonatos são os pássaros normais com muita infiltração de cores mutantes. Ao meu ver devemos preservar os pássaros normais, mas isso não significa que não podemos criar as mutações, muito pelo contrário, são os normais portadores de mutações que trazem os melhores filhotes mutantes. Cada pessoa tem sua preferência por cor, mas o Diamante de Gould normal, ou seja, manto verde, peito roxo, cabeça vermelha, laranja ou preta atrai a maioria das pessoas, principalmente os leigos. A minha proposta é a seguinte: vamos melhorar a qualidade dos nossos pássaros normais para que possamos ser os melhores criadores de Diamante de Gould do mundo, se já não somos. Lembrem-se que com pássaros normais de boa qualidade vamos obter mutações ótimas.
  3. O Diamante de Gould de cabeça laranja tem o gene recessivo para a cabeça laranja. No caso do acasalamento que foi feito o macho de cabeça laranja portava cabeça preta, pois obteve filhotes machos de cabeça preta. Os filhotes (todos) são portadores de cabeça laranja. Para obtenção de fêmeas de cabeça laranja e vermelha boas é necessário que o casal tenha a cabeça da mesma cor. Do cruzamento de cabeça laranja e vermelha com pássaros de cabeça preta normalmente as fêmeas saem de cabeça vermelha ou laranja com muita infiltração de negro e por conseqüência não são boas para concurso. Não que o cruzamento não seja aconselhável, mas só uma a cada três anos, pois o negro fortalece a cor de cabeça vermelha e laranja. As fêmeas de cabeça de tom dourado são fêmeas "cabeça laranja" fortalecidos pela cabeça de cor negra de um dos pais, ambos portadores de cabeça laranja.
 Manons
  1. As cores de manon que concorrem em campeonatos são as seguintes: 1- Negro-marrom 2- Moka 3- Canela 4- Negro-cinza 5- Moka-cinza 6-Canela-cinza 7-Pastel 8-Fulvo 9-Branco 10-Albino 11-Arlequim 12- Topete e/ou Frisado 13- Outros
  2. O manon albino tem olhos vermelhos. O manon branco de olhos pretos pode ter nascido de pais arlequins (malhado) portadores de branco. Na verdade o manon branco pode ser um arlequim com 100% de penas brancas.
  3. As cores básicas do Manon do Japão é: negro-marron, moka e canela. O negro marron mistura a cor negra com a marron como o próprio nome diz. A cor da parte superior do bico deve ser bem negra e o peito também. O canela tem a cor marron bem clara por toda a parte do corpo e o moka é o intermediário entre o negro marron e o canela. O canela e moka não devem ter penas negras.
  4. Em 1994 adquiri alguns casais de Manon do Japão importados. Até então tinha apenas Manons comuns. Os primeiros manons que adquiri foram os negro-marrons. Na época percebi que tinha dois tipos de negro-marron, um de cor mais intensa e menor e outro a cor mais nevada, mas com o porte maior. Fui fazendo vários cruzamentos até chegar num manon de cor intensa, bem negro, e de um porte maior. Ao longo do tempo fui percebendo que eram ótimos tratadores de outros pássaros, melhores que os comuns. Já em 1996 abandonei todos os meus manons comuns e só tenho pássaros padrão. A partir dessa data, a cada dia, fui selecionando os melhores exemplares. Hoje praticamente todos são bons criadores e de excelente pedigree.
 
  1. Fenótipo e Genótipo

O pássaro além de ser identificado por sua cor (fenótipo) também é identificado por seu poder genético(genótipo). Um pássaro pode ter sua cabeça da cor vermelha e peito roxo, mas ser portador de cabeça preta e portador de peito branco. Se o pássaro é portador ou não, só o criador que possui um controle bem organizado poderá dizer, portanto, para se fazer um bom acasalamento é necessário que esses dados sejam sabidos.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Conhecendo o Criadouro

Olá leitores.

Para que conheçam um pouco mais de minha criação, hoje tirei algumas fotos do meu criadouro e meus pássaros para compartilhar com todos vocês.

Espero que gostem e aceito também sugestões para próximas postagens.

Abraços.

Sérgio.










Primeira Postagem

Olá leitores,
Utilizo este primeiro post para me apresentar.
Me chamo Sérgio, moro e Biguaçu/SC e tenho criação dos pássaros: Diamante Gould e Manon.
Utilizarei deste meio para compartilhar de minhas criações, dicas e informações relevantes.
Aceito ainda, sugestões para postagens.
Até a próxima,
Abraços.
Sérgio.